Notícias

Escovação dentária em cães e gatos

A importância de escovar os dentes nos animais é uma forma de proporcionar o seu bem-estar e dar mais qualidade de vida. Quem teve dor de dente, sabe que incomoda e impede até de dormir. Quem trabalha com prevenção, acaba evitando que esse problema ocorra.

Em um trabalho com 120 pessoas, demonstrou que 72,5 dos entrevistados não realizavam a escovação dos dentes de seu cão ou gato. As justificativas mais frequentes foram que o animal não permite (20,9%), falta de interesse para a realização do procedimento (14%), falta de tempo do proprietário (11,6%) e proprietário não acha necessário realizar a escovação (8,5%).

Tenho que escovar os dentes do meu cão ou gato?

A resposta é sim, pois os restos de alimentos acumulam entre os dentes e predispõe a formação da placa bacteriana e tártaro. Pode, além disso com o tempo ocorrer até a perda de dentes.

Como faço?

Compre numa veterinária ou loja do gênero uma escova apropriada para seu pet, bem como uma pasta específica, sim ele pode comer essa pasta de dente na escovação que não fará mal a ele. Lembrando que seu pet não é uma criança pequena, não pode dar pasta de dente humana para ele, pois podem se intoxicar.

Qual a frequência?

Ideal que seja diariamente por 15 minutos. Achou muito? Podes fazer no mínimo uma vez por semana, assim proporciona mais facilidade ao tutor e também assegura seu animal a ter uma vida mais longa.

 

Dados da pesquisa: DUBOC, Marcela Vieira. Percepção de proprietários de cães e gatos sobre a higiene oral de seu animal. 61 p. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária, Ciências Clínicas). Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.

Gostou? Compartilhe =)