Notícias

Gatos

Como surgiram os gatos?

 

Todos os gatos domesticados vieram do ancestral selvagem Felis silvestres lybica no período da pré-história chamada Neolítico (na era da descoberta do fogo). A domesticação se intensificou no Antigo Egito a 1.600aC, devido o gato ser considerado um animal sagrado. Na mitologia egipsia Bast, é uma divindade solar e a deusa da fertilidade e possui a cabeça de um gato. Existia cultos por essa deusa e nos seus templos eram criados gatos, pois acreditava-se que fossem a encarnação dessa deusa e, por sua vez, os gatos eram tratados da melhor maneira possível.

Outra questão, e como se espalharam pelo Mundo? Através dos navios, os gatos eram colocados nos locais que tinham comida para conter os ratos presentes nas embarcações. Teve um período negro em relação aos gatos, quando foram considerados perseguidos pela igreja, em virtude de se acreditar principalmente do gato estar envolvido e maldição. O gato preto era considerado possuidor da “cor do mal e da vergonha” - Disse Papa Gregório IX. Com isso, a população de ratos cresceu, sem o seu natural predador. Ocorreu um surto de Peste bubônica, dizimando a população humana da Europa em 1/3. Acreditava até então que foi por ratos, porém em 2018, pesquisadores atribuíram a outros agentes iniciadores, como a pulga e o piolho pela rápida disseminação. Porém o rato, faz parte do ciclo. Com a falta de gatos, a população dos ratos aumento proporcionando mais ocorrência da doença através da pulga ou piolho

Qual PET, o cão ou vai estar presente na maioria das casas brasileiras?

1.Tabela de população.                   Cães                                     Gatos

Estados Unidos

53 milhões

75 milhões

Europa

41 milhões

47 milhões

Brasil

27 milhões

11 milhões

 

Segundo dados de 2002, na Europa e Estados Unidos já temos mais gatos nas casas do que cães e essa é uma tendência no Brasil que o número de cães diminua e o de gatos aumente.

Fonte:

http://www.loc.gov/rr/scitech/mysteries/catsdomesticated.html

Gostou? Compartilhe =)