Notícias

Vacinação Cães

Vacinação em cães:

O cronograma de vacinação depende da região e também do protocolo usado pelo médico veterinário, por isso recomendamos que consulte para realizar o procedimento e tirar suas dúvidas.

A vacinação polivalente previne contra sete enfermidades que podem acometer os animais: cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovírus canino tipo 2, coronavírus canino, parainfluenza canina, parvovírus canino e leptospirose. Dentre essas, as que mais chamam atenção são a cinomose e a parvovirose que acometem principalmente os filhotes. A vacina é conhecida por polivalente ou múltiplas ou vulgamente chamada por vacina das doenças.

As vacinas mais comuns encontradas são a V8 e a V10. Elas protegem para as mesmas doenças, o que muda são os sorovares, o ``V`` da V10 tem a mais dois sorovares (diferente variedade de uma determinada espécie de bactéria). Quanto mais ``V`` melhor? A resposta depende, pois nem todos os sorovares estão presentes naquela região. Apenas um ou alguns, o veterinário saberá quais são os sorovares presentes. Assim, aquela frase quanto mais melhor, não se aplica. Ficou curioso(a) para saber quem descobre os sorovares? É um trabalho da vigilância epidemiológica que coleta as informações dos casos e realiza testes laboratoriais para descobrir qual é

Gostou? Compartilhe =)